O que é marketing digital e como começo?

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O que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing entretanto - é uma forma de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. Porque verdadeira diferença é que você se conecta e influencia esses clientes online .

Marketing digital, marketing online, publicidade na Internet…contudo, como quer que você chame marketing online da sua empresa é um grande negócio hoje em dia. Porque, o uso da Internet mais do que dobrou na última década e essa mudança afetou enormemente a forma como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.

Então, o que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing entretanto – é uma forma de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. Porque verdadeira diferença é que você se conecta e influencia esses clientes online .

O que é marketing digital?

Basicamente, o marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing online. E-mail marketing, publicidade paga por clique , marketing de mídia social e até mesmo blogs são ótimos exemplos de marketing digital – eles ajudam a apresentar sua empresa às pessoas e as convencem a comprar.

Aqui estão alguns dos ativos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas on-line:

Ativos de marketing digital

Quase tudo pode ser um ativo de marketing digital. Ele simplesmente precisa ser uma ferramenta de marketing que você usa online. Dito isso, muitas pessoas não percebem quantos ativos de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:

  • Seu site
  • Recursos de marca (logotipos, ícones, acrônimos, etc.)
  • Conteúdo de vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos, etc.)
  • Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa, etc)
  • Conteúdo escrito (postagens em blogs, e-books, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
  • Produtos ou ferramentas online (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo, etc)
  • Avaliações
  • Páginas de mídia social

Como você provavelmente pode imaginar, essa lista apenas arranha a superfície. A maioria dos ativos de marketing digital se enquadrará em uma dessas categorias, mas os profissionais de marketing inteligentes estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes online, então a lista continua crescendo!

Estratégias de marketing digital

A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas está usando:

Publicidade Pay-Per-Click

A publicidade paga por clique (PPC) é, na verdade, um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing digital em que você paga por cada usuário que clica em um anúncio. Por exemplo, o Google AdWords é uma forma de publicidade PPC chamada “publicidade de pesquisa paga” (que examinaremos em um segundo). Os anúncios do Facebook são outra forma de publicidade PPC chamada “publicidade paga em mídia social” (mais uma vez, falaremos disso em breve).

Publicidade de pesquisa paga

Google, Bing e Yahoo permitem que você execute anúncios de texto em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que estão procurando ativamente por um produto ou serviço como o seu.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Se você não quer pagar para aparecer nas SERPs, você também pode usar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para tentar classificar páginas ou postagens de blog em seu site de forma orgânica. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas fazer com que uma página seja classificada geralmente leva um pouco de tempo e esforço (para uma comparação mais detalhada entre pesquisa paga e SEO, leia este artigo ).

Publicidade paga em mídia social

A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitem que você exiba anúncios em seus sites. Publicidade paga em mídia social é ótima para aumentar a conscientização de públicos que podem não estar cientes da existência de sua empresa, produto ou serviço.

Marketing de mídia social

Assim como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira gratuita e orgânica de usar plataformas de mídia social como Facebook ou Twitter para divulgar seu negócio. E, assim como o SEO, o marketing orgânico do seu negócio nas redes sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados muito mais baratos.

Otimização da taxa de conversão (CRO)

A otimização da taxa de conversão (CRO) é a arte e a ciência de melhorar a experiência do usuário online. Na maioria das vezes, as empresas usam o CRO para obter mais conversões (leads, chats, chamadas, vendas, etc.) do tráfego existente no site.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo cobre qualquer esforço de marketing digital que usa ativos de conteúdo (postagens de blog, infográficos, e-books, vídeos, etc.) para construir o conhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.

Publicidade Nativa

Você já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maior parte da publicidade nativa cai no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques (“você nunca acreditará no que acontece a seguir!”). Frequentemente, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de detectar, já que geralmente é misturada com recomendações de conteúdo não pago … mas esse é o ponto.

Marketing de email

O marketing por email é a forma mais antiga de marketing online e ainda está forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usa o marketing por email para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.

Marketing afiliado

O marketing de afiliados é essencialmente pagar a outra pessoa (uma pessoa ou empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site.

Como você pode ver na lista acima, existem muitas maneiras diferentes de comercializar sua empresa on-line. É por isso que muitas empresas contratam uma agência para gerenciar seus esforços de marketing digital ou pagam por uma equipe de marketing interna e um software de automação de marketing para cobrir suas necessidades de marketing (para uma comparação detalhada dessas opções, consulte este artigo ).

O marketing digital funciona?

O marketing digital é uma ótima opção para qualquer negócio. Na Disruptive, usamos o marketing digital para ajudar todos os tipos de negócios a crescer – de lojas familiares a universidades reconhecidas internacionalmente e muito mais. Essa é a beleza da publicidade online. Se você sabe quem deseja atingir, pode usar o marketing digital para atingir qualquer pessoa, em qualquer lugar.

No entanto, dito isto, certos tipos de negócios se beneficiarão mais com certos tipos de publicidade digital. Como uma visão geral rápida, vamos dar uma olhada em quais estratégias tendem a funcionar melhor para empresas business-to-consumer (B2C) e business-to-business (B2B):

Empresas B2C

De um modo geral, as empresas B2C têm preços muito mais baixos do que suas contrapartes B2B. Afinal, pode ser um pouco difícil vender uma broca de $ 150.000 (acredite, eles existem) para uma mãe apressada. Mas um par de calças infantis de $ 10? É uma venda bastante direta.

A boa notícia é que, como as empresas B2C não estão tentando vender produtos ou serviços incrivelmente caros, elas não precisam de grandes equipes de vendas ou complicados funis de marketing. Tudo o que eles precisam fazer é apresentar seus produtos ou serviços ao público certo com a mensagem certa e o resto deve cuidar de si mesmo.

Como resultado, o objetivo principal da maioria das empresas B2C é fazer com que as pessoas entrem e por meio de seu funil de marketing. Por exemplo, se você conseguir colocar aquela mãe preocupada no site de roupas de seus filhos e oferecer a ela um negócio interessante, há uma boa chance de que ela compre hoje. Você não precisa construir muito conhecimento da marca ou confiança antes de fechar uma venda.

Com isso em mente, as empresas B2C costumam ver ótimos resultados de canais de marketing de funil superior, como marketing de mídia social ou publicidade social paga. Esses canais fazem um excelente trabalho ao apresentar sua empresa a clientes em potencial que, de outra forma, talvez não soubessem que você existe.

Agora, complementar com outras estratégias de marketing digital como pesquisa paga ou SEO é sempre uma boa ideia, mas se você tiver que escolher um canal para começar, publicidade social paga ou marketing de mídia social são ótimas opções para B2C.

Empresas B2B

Em contraste, a pesquisa paga é uma ótima opção para empresas B2B . A maioria das empresas B2B tem públicos de nicho muito específicos que podem ser difíceis de atingir usando a mídia social. No entanto, se você vende brocas de US $ 150.000 e alguém procura por “fabricante de brocas de perfuração de petróleo com ponta de diamante”, você deseja ser o primeiro resultado que eles veem. Sim, você pode pagar mais por seu clique do que pagaria com publicidade social paga, mas com um preço de $ 150.000, é um dinheiro bem gasto.

Além disso, a maioria das empresas B2B tem um ciclo de vendas muito mais longo e mais envolvido do que as empresas B2C. Se você está vendendo uma broca de $ 150.000, a maioria das pessoas provavelmente não vai ao seu site, liga para você e diz “Eu quero uma”. Como resultado, estratégias de longo prazo, como marketing de conteúdo ou marketing por e-mail, costumam ser necessárias para fechar um negócio.

É claro que a combinação certa de táticas de marketing digital varia de setor para setor e business-to-business, mas simplesmente comparar o B2C ao B2B deve ajudá-lo a ter uma ideia de como diferentes estratégias podem ser melhores para determinados negócios. Nem toda estratégia é certa para todos os negócios, mas com um pouco de tentativa e erro, você deve ser capaz de identificar a abordagem mais lucrativa para sua empresa.

Como eu começo?

A boa notícia é que começar com marketing digital é bastante fácil. A maioria das plataformas de publicidade online facilita a inscrição e a criação de sua primeira campanha ( afinal, é assim que eles ganham dinheiro). Aqui estão alguns links para guias para iniciantes para várias estratégias diferentes de marketing digital:

  • Publicidade de pesquisa paga
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Publicidade paga em mídia social
  • Marketing de mídia social
  • Otimização da taxa de conversão
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de email

O núcleo de toda campanha de marketing digital de sucesso, entretanto, não é um guia. Independentemente das estratégias que você escolher usar, aqui estão 4 perguntas que você precisa responder antes de começar com o marketing digital:

1. Quanto você precisa fazer?

Para descobrir quanto você precisa gastar em marketing digital, primeiro você precisa esclarecer quais são seus objetivos. A maneira como você aborda o marketing digital pode variar bastante, dependendo se seu objetivo final é gerar cliques, conversões ou leads, vendas, receitas ou um determinado retorno sobre o investimento (ROI).

Quando você vai direto ao assunto, o objetivo final de qualquer esforço de marketing deve ser o ROI. Afinal, se seus gastos com marketing digital não estão gerando receita lucrativa para sua empresa, por que você está fazendo marketing online?

Cliques e até conversões são ótimos, mas sua empresa não ganha dinheiro com cliques (na verdade, você realmente gasta dinheiro com cliques) ou conversões. Ele ganha dinheiro com as vendas .

Com isso em mente, a primeira coisa que você precisa determinar antes de decidir qual deve ser seu orçamento de marketing digital é decidir quanta receita você deseja gerar. Depois de saber disso, você pode usar essas informações para determinar quanto gasto com publicidade será necessário para atingir essa meta de receita.

2. Para quem você está fazendo marketing?

Depois de saber quanto dinheiro deseja ganhar com o marketing digital, você precisa identificar para quem está fazendo  marketing. Isso é fundamental, porque diferentes buyer personas exigem diferentes táticas de marketing. E, ainda mais importante, diferentes buyer personas se transformam em diferentes tipos de compradores.

Então adivinhe? Se você não entende suas buyer personas, não pode criar uma estratégia de marketing digital eficaz!

Se você tem uma equipe de vendas, conversar com eles pode ser uma das maneiras mais rápidas de reunir uma persona de comprador decente. Afinal, eles são os que mais falam com seus clientes, certo?

No entanto, até mesmo conversar com sua equipe de vendas e fazer uma pequena pesquisa não é o suficiente para realmente chegar ao nível de detalhes de que você precisa para montar um plano de marketing digital eficaz. Para fazer isso, você precisa pegar o telefone e ligar para seus clientes reais.

Pergunte como eles o encontraram, por que se converteram e o que os convenceu a pagá-lo. Essas informações fornecerão muitos insights sobre o processo de marketing e vendas que você pode usar para melhorar o desempenho de sua publicidade e escolher seu orçamento de marketing.

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